20 de junho de 2009

2009 chegou! É hora de atualização



Gente!!!

2009 chegou e muita coisa já aconteceu. É verdade que estamos um pouco atrasados nas postagens aqui, mas... É hora de atualização. Então, façamos uma síntese do que já rolou até o momento...

De 11 a 18 de janeiro ocorreu em Salvador o Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social - Cobrecos 2oo9. O Congresso, que é a maior instância deliberativa da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOS, teve como tema a Antropofagia. A proposta era devorar experiências por meio das quais encontramos contribuições para reestrururar o Movimento Estudantil - ME: "Nossa proposta é buscarmos elementos históricos, políticos e culturais de experiências que possam inspirar novos rumos ao movimento estudantil de comunicação. Seja na resistência dos povos originários; na luta de negros/as; em movimentos populares que sempre fizeram parte da história do país (mesmo que insistam em não contá-la); e na própria história do movimento estudantil. A idéia é aglutinar todos estes ingredientes, selecionar aqueles que podem dar um tempero especial a esta receita, preparar um grande caldeirão e devorá-lo. Reelaborá-los. Não queremos reinventar a roda. Queremos transformá-la." (Trecho do Projeto Político do Cobrecos 2009).

A partir desta perspectiva o Cobrecos reuniu estudantes de variadas habilitações do Curso de Comunicação Social, de norte a sul do Brasil. Foram Grupos de Discussão, Grupos de Estudo e Trabalho, e muitas, muitas plenárias! Vale destacar que a turma, sempre cheia de força, enfrentava as plenárias até 02h, 03h da manhã... Sério!!! Além disso, os mini-estágios de vivência também foram relevantes para os encontristas. Para quem não sabe os EIVs (Estágios Interdisciplinares de Vivência) ou NVs (Núcleos de Vivência) são espaços que permitem ao estudante ou participante o contato com realidades sociais, especialmente, a partir da ótica dos Movimentos Sociais - MS. E por meio do contato direto com os MS podemos verificar suas dificuldades, ações e as formas de organização destes movimentos.

Como não poderia faltar o Cobrecos teve também os momentos eminentemente lúdicos. As noites foram ocupadas com as Culturais. Entre uma plenária e outra nos divertimos com música, manifestações de cultura popular, mostras fotográficas e exibições de curtas. Conhecemos gente nova, fizemos amigos, dialogamos... Muita coisa boa... Não dá para "falar" sobre tudo! Fica, afinal, a certeza de que todo esforço do Coletivo ENECOS Bahia e de todos os amigos (de outros estados) que ajudaram na construção desse Cobrecos VALEU. E valeu muito! Pelo Encontro que conseguimos construir, pelos espaços que conseguimos garantir (huhu), pela participação dos encontristas, pelas construções, pelos amigos feitos e pelos que foram reafirmados. Pela ratificação das crenças, dos valores, dos ideais... Por tudo em que acreditamos.

Nenhum comentário: