13 de julho de 2009

Dando continuidade ao Erecom...


Um dos espaços mais esperados e proveitosos do Erecom NE1 2009 foi o Mosquemom – Mostre o seu que eu mostro o meu. O projeto surgiu em 2005 com o objetivo de desenvolver a análise de documentos e discursos acerca das propostas pedagógicas e curriculares dos cursos de Comunicação de todo o Brasil. Os debates foram desenvolvidos em grupos, a partir de temáticas como qualidade e formação docente; democracia e avaliação institucional; extensão; pesquisa; disciplinas e fluxograma; habilitações; laboratórios; assitência estudantil e estágio.

Sobre a questão da democracia interna foi possível observar, a partir das falas dos estudantes, que os jovens das uiversidades públicas demonstraram desejo político maior que os das instituições privadas, além de maior inconformismo ante as atuais condições das universidades públicas. No entanto, falta organização estudantil. Já nas instituições privadas são poucos os estudantes que se interessam por resolver os problemas que atingem a todos. A movimentação se torna ainda mais difícil quando conseguem organizar um DA (Diretório Acadêmico) ou CA (Centro Acadêmico), uma vez que a instituição costuma tentar dificultar as movimentações.
Os estudantes criticaram, ainda, as atuações dos Colegiados de Curso, já que muitos não percebem esta instância como um espaço que contemple os anseios estudantis; e demonstram desconhecimento, em geral, sobre os estatutos e regimentos das Instituições das quais fazem parte. Os processos eleitorais ou seletivos das gestões das instituições de ensino foram avaliados como insatisfatórios, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, visto que naquelas não há equivalência entre os votos de discentes, docentes e técnicos; e nestas as indicações fundamentam-se no critério da “posse” (quem manda é o dono).

As discussões foram intensas e produtivas. Não há como reproduzí-las aqui. Então, fica um breve registro... E que sirva de incentivo para os leitores participarem dos próximos Encontros.

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