6 de junho de 2008

"Os Sem Terra Agora tem Rádia”

Nos dias 23 e 24 de maio, alguns de nós do Coletivo Enecos Bahia, juntamente com alguns companheiros do CMI-Centro de Mídia Independente- e do NEPPA - Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias- estivemos no Assentamento Eldorado, localizado na região de Santo Amaro da Purificação.

Entre os objetivos que pretendíamos atingir com a vivência, destacava-se a implantação de uma rádio livre na localidade, envolvendo os três assentamentos da região. Apesar das expectativas e até mesmo uma certa insegurança, por estarmos levando este debate à uma realidade tão diferente da qual estamos acostumados, resolvemos encarar o desafio, ainda que a nossa única certeza fosse a de que sequer fazíamos idéia do que poderia acontecer. Estávamos conhecendo um ambiente completamente novo, e propondo uma atividade, ao mesmo tempo, estimulante e desafiadora.

Na sexta-feira, dia da nossa chegada, colocamos a rádio para funcionar, que logo foi apelidada de Rádio Bambu -nome carinhoso devido a haste que serviu como suporte para a antena.

No mesmo dia, o filme “Uma Onda no Ar” embalou as discussões na ocupação, mostrando o quanto uma rádio se constitui enquanto um forte – e fantástico- instrumento de mobilização na comunidade. A movimentação, porém, era apenas um aperitivo para o que estava por vir. Aperitivo este regado com um animado samba de roda, que esquentou a noite fria da sexta-feira.

O segundo dia foi o momento em que, de fato, colocamos a “mão na massa”, e aos poucos fomos conseguindo o que pretendíamos: “Rádio não é coisa somente pra comunicador formado não”.

Durante a oficina, improvisamos uma rádio novela e depois propusemos que a turma se dividisse em grupos para que fosse produzido algo que pudesse ser veiculado pela rádio. Os resultados foram diversos: histórias de vida, poesias, músicas... a criatividade foi longe, e as apresentações mostraram o quanto essa rádio pode crescer.

Uma semana após o retornarmos à Salvador, fomos surpreendidos pelo email de Obed, um dos representantes do NEPPA, e que esteve conosco em santo Amaro, com a seguinte informação:

“Wilson Aragão ligou pra Amanda pra saber quando será a próxima atividade, porque diz que o assentamento soh fala disso, ateh em Santo Amaro a conversa estah correndo: OS SEM TERRA AGORA TEM RADIA!”


Expectativas mais do que superadas, admitimos que esta missão ainda não chegou ao fim. Uma nova atividade já está sendo pensada para o final do mês de junho e aos poucos, vamos conseguir dar forma a este projeto e fazer com que este desafio se transforme em realidade.

Não deixe de acompanhar a formação da Rádio Bambu.Participe da nossa próxima vivência!

Maiores informações pelo tel 9901-6668 (André Araújo)

Um comentário:

Unknown disse...

Sim,sim!a rádio bambu bombou muitão!!!
Desafio super instigante.
Quero muito voltar lá e perceber/sentir(oxalá!)que a companheirada tbm quer a concretização da rádio.

Sds,

Daiane Menezes

Pátria livre,venceremos!