10 de junho de 2008

Carta Aberta aos Estudantes de Comunicação

A regional NE1 (Alagoas, Sergipe e Bahia), durante seu Seminário de Formação Política que aconteceu de 06 a 08 de junho em Aracaju, após inúmeros debates, propõe a seguinte reflexão aos companheiros e companheiras.
Diante das diversas falhas que o MECom vem cometendo com relação aos processos eleitorais e devido à incapacidade da CEN em lidar com divergências internas, estamos nos retirando do processo de eleição (regional e nacional) para o 2º semestre de 2008. Não realizaremos as eleições da ENECOS, principalmente, pelo pouco prazo disponível para que elas sejam feitas nas escolas, sobretudo nas pagas (que estão em fim de período ou em férias) e por acreditar que este seria um processo artificial.
Porém, não nos omitiremos na construção do MECom. Aqueles que se propuseram a compor a chapa Malungos, os coletivos, C.A’s e D.A’s estão dispostos/as a levar os debates da Executiva aos estudantes das escolas de Comunicação dos estados que compõem a Regional NE 1, assim como desenvolver as propostas construídas durante o processo de formação da chapa, acúmulo político da nossa regional. Isso porque realizaremos essas atividades mostrando a importância da ENECOS e discutindo de forma ampla as bandeiras, para que assim, no próximo semestre as/os estudantes dessas escolas possam participar do processo eleitoral de forma esclarecida e politizada.
Somos contra a constituição de mais uma Comissão Gestora, solução emergencial que tem se tornado permanente, pois tais processos – sem discussão política - têm formado falsos consensos e alianças frágeis, gerando rapidamente a fragmentação dessas comissões. Diante disso, propomos uma direção gestionada pelos GET´s e pelas regionais, que mesmo sem estar burocraticamente ligadas a Executiva através de representantes eleitos, se compromete a não deixar que os debates fiquem estagnados e que as ações da Executiva sejam abandonadas.
Construir movimento para quem? Representar quem? Apenas representar um socialismo para nós mesmos? Esperamos que as demais chapas regionais e a chapa nacional reflitam se é realmente válido realizar uma eleição fragmentada, com pouco diálogo e conhecimento das/dos estudantes que estão nas escolas de comunicação. Nossa prioridade é a mobilização da base para, de fato, existir uma executiva atuante. Isso só será possível através de uma construção mais reflexiva e menos disputista, sendo preciso construir a ENECOS e parar com o narcisismo que motiva a necessidade constante de ocupar cargos.

Saudações estudantis,Regional Nordeste 1

Nenhum comentário: