28 de maio de 2008

Erecom - Juazeiro



Ele dissertando em terras do Velho Chico

"Ele ouvia murmúrios mil de vários encontros, situações, discussões, personalidades únicas, dos outroras da vida, surgidas somente nesses encontros do movimento estudantil, no caso dele, especificamente a daquela área de loucos varridos, em que metade quer revolucionar o mundo, a outra quase metade quer ir para o Globo, MTV e alta sociedade, e que somente alguns poucos por centos, conseguem viver a contradição tão humana e presente de ambos os casos.

Ele esperava por maiores discussões, talvez algumas plenárias idas pelas madrugadas, mas se surpreendeu com o equilíbrio. Viu uma balança certinha, de falas e discursos de um lado, e do outro, sorrisos, festas e conversas patéticas de satisfação, algo bem posicionado e típico de um libriano, que admira a harmonia e o andamento em paralelo das coisas distintas em si interligadas.

Ele participava, ficava apertado de vontade de contrariar tudo e todos, de concordar com alguns posicionamentos e mandar todas as burocracias insuportáveis pra casa da porra, era ainda um deslumbrante recentemente desvirginado desses embates dos sotaques diferentes.

O ERECOM Juazeiro 2008 aconteceu depois das tantas preocupações e reuniões prévias para o evento, participações de toda a Regional Nordeste 1, Bahia, Sergipe e Alagoas, que juntos colaboraram na formação e construção de todo o encontro, este ano voltado para a Educomunicação no combate às opressões.

Creio que esses dois temas são abrangentes demais para um acontecimento só, coisas mil a serem discutidas, tanto da relação comunicação e educação proposta por Paulo Freire, o qual necessita de estudos e esclarecimentos maiores e mais aprofundados, para que oportunidades como essas não se escapem à formação dos participantes; quanto dos cotidianos e presentes fatos opressivos da sociedade, preconceituosa e deturpada, para com os negros, as mulheres, os de baixa renda econômica, os homossexuais, os nordestinos, as demais tribos urbanas contemporâneas, etc., os quais precisam ser avaliados, compreendidos e solucionados em conjunto, também, discussões as quais merecem longas conversas, ricas e profundas a cerca dessas atualidades ancestrais.

Já cedo, ele vê o quanto tudo isto é fundamental, principal, essencial, vital e todos os “al” que há de existir na formação de nós, comunicólogos, de nós, seres humanos. Ensaiando exaustivamente o que há de ser a Humanidade. E ele, assim como todos, quer fazer parte dessa construção."

Ele: Fabrício Persan

Estudante de Jornalismo - 2° Semestre (UESB)

2 comentários:

Fabrício Persa disse...

foi o máximo que consegui.. rs ! =D
tinha esquecido o título, mas adorei o seu Mayllete. hehe... Show !

AbçOS mil em todos do coletivo e q partciparam do ERecom. =D

x disse...

O texto tá ótimooo!
Vou te contratar menino!@
uahuahauhauhauhau!
Enquanto ao título...rsrsrs. Não se compara a sua criatividade não...mas eu até que me esforcei!

:D

Saudadonas!