10 de dezembro de 2007

De olho em Conquista

O primeiro dia do Encontro do Coletivo Bahia em Vitória da Conquista foi marcado pela integração dos participantes. Durante a noite, as atividades começaram com uma roda de apresentação onde foram expostas as expectativas, dúvidas e inquietações que cada um tinha para este espaço de construção e em relação ao MECOM. Foi ao redor da fogueira que os estudantes das várias cidades presentes conheceram um pouco mais as possibilidades oferecidas pelo encontro, seus objetivos gerais e o perfil de cada participante.

Após a apresentação foi realizada uma mística, que esteve dividida em quatro atividades. A mística trabalhou com os sentidos, aproximando os estudantes e criando um envolvimento maior entre eles e o Encontro. Desta forma, foi possível aproximar aqueles que ainda não tinham contato com o Coletivo Bahia e com o MECOM dos preceitos do movimento, deixando-os a vontade para participar dos espaços de discussão e das reuniões de reestruturação do Coletivo Bahia, que aconteceram posteriormente.

Ainda na noite de domingo, dia 9, foi realizada uma cultural que também contribuiu para a integração dos estudantes que participam do encontro até o dia 11 de dezembro. Violão, malabares, conversa fiada e muita animação: a cultural cumpriu a proposta de aproximar os participantes e garantiu uma noite divertida, marcada por fotos descontraídas e coreografias extremamente criativas e originais!

O segundo dia em Conquista foi de trabalho intenso. Durante a manhã, o Coletivo se reuniu na sala do CA de comunicação da UESB para discutir a grade e alguns outros aspectos estruturais do próximo ERECOM, Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação, que acontecerá de 30 a 04 de Maio em Juazeiro. Foram apresentadas algumas idéias novas para a grade atual, os estudantes se encaixaram nas comissões criadas para organização do encontro regional e os representantes da UNEB apresentaram a temática central do encontro para os calouros, a fim de aproximá-los da idéia central do projeto.

Durante a tarde foram formados dois grupos que discutiram simultaneamente as políticas de finanças e de comunicação do Coletivo, já que o objetivo central deste encontro é criar novas perspectivas de atuação e debater a estrutura e organização do grupo. Das reuniões foram retirados encaminhamentos que possibilitarão uma atuação organizada e sólida, o que irá contribuir para a organização das atividades idealizadas para o próximo ano e para a articulação do grupo com estudantes de outras faculdades que ainda não atuam neste espaço de construção.

Sem deixar a prática de lado, hoje os participantes estão produzindo um fanzine (que apresenta o que está sendo feito no encontro) para ser distribuído nas escolas de Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Aguardem!

Além disso, está sendo produzida a marca do Coletivo Bahia e colocadas em prática algumas idéias novas para o blog, que acreditamos ser um espaço fundamental para a divulgação e interação com as pessoas que desejam conhecer as atividades propostas por nós. A idéia é construir um espaço que seja a cara do grupo e dos estudantes de comunicação, de forma a levar informações e aproximar estes estudantes das atividades que estão sendo realizadas pelo Coletivo.

Para a noite, estão sendo organizados dois GET´s de discussão, são eles o de Movimento de Base e Formação do Comunicador. Aguardem as próximas novidades, que não serão poucas!

Nenhum comentário: