18 de outubro de 2007

Quem somos, de onde viemos, para onde vamos

Segundo o Aurélio, a expressão “coletivo” significa algo que “abrange ou compreende muitas coisas ou pessoas”. Entretanto, compreendemos esta noção a partir de um significado mais amplo Para nós, um coletivo é um conjunto de pessoas que compartilham objetivos em comum. Que se entende nas suas relações e na sua unidade de grupo. Um grupo não homogêneo, mas unido em torno dos mesmos fins.

Nós, do Coletivo Bahia d@s estudantes de comunicação, temos a defesa dessas bandeiras como principais objetivos: A qualidade de formação do comunicador; a democratização da comunicação e o combate a todo e qualquer tipo de opressão. Isso porque não concebemos uma sociedade em que a educação se resuma a um ensino de técnicas; onde o acesso aos meios de comunicação, à informação e ao conhecimento não se dê de maneira democrática e onde exista qualquer forma de opressão, seja ela de classe, racial, de gênero ou de sexualidade.

Tudo isso acontece a partir da realização de discussões, vivências, místicas, encontros, onde temos a oportunidade de promover espaços de integração, formação e troca de idéias, num movimento em que esses espaços funcionam como verdadeiras molas propulsoras, impulsionando ações contínuas e duradouras.

É importante ressaltar, também, que queremos fazer um movimento de estudantes, mas que não fique restrito as nossas escolas. Nesse sentido, consideramos de fundamental importância o dialogo com outros movimentos sociais.

Imagine essa movimentação acontecendo na sua escola, na sua cidade, no seu estado, ou mesmo em todo o país! É isso que nós vislumbramos – tecer uma rede de vínculos onde a comunicação seja a pedra fundamental para a construção de uma sociedade justa.

Hoje, participam do Coletivo Bahia d@s Estudantes de Comunicação, estudantes de diversas instituições de ensino: UFBA, UCSAL, FIB, FJA, UNIFACS, UNEB, UESB, dentre outras. Mas temos em mente que ainda temos muito o que construir e agregar. Por isso, sinta-se mais do que convidad@ a fazer parte desta construção!

Coletivo Bahia d@s Estudantes de Comunicação


Nenhum comentário: